Notícias
Vereadores aprovam cinco projetos de lei e dialogam sobre demandas da população
Por assessoria Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2024

Na noite desta segunda-feira, dia 9 de dezembro, foram realizadas duas sessões ordinárias, a 19ª e a 20ª, na Câmara de Várzea. A reunião foi conduzida pelo presidente, Charlles Freire, e contou com a presença de sete dos nove vereadores.
Na oportunidade, projetos de lei que denominam equipamentos culturais e de cunho social, inclusive uma travessa, foram aprovados por unanimidade.
O Projeto de Lei 009/2024, reconhece como Patrimônio Cultural Material e Imaterial o “Palhoção do Povo”, e denomina o local com o nome de José Dário de Araújo, em homenagem ao artesão que tanto ornamentou o referido espaço e a cidade no período da festa de João Pedro.
Os projetos nº11 e nº12 são referentes à Escola de Música Municipal. O nº11 denomina de Ivan Lucena Martins de Medeiros o projeto musical coordenado pelo maestro Carlos Silva e pelo instrutor João de Deus de Souto. E o auditório existente no recinto passa a se chamar Ivan Francisco de Araújo.
Ambos os homenageados, em memória, participaram da Filarmônica Abel Coelho e contribuíram com o desenvolvimento da cultural local.
O PL nº13/2024 denomina de Pedro Julião de Medeiros (Pedro Tibúrcio) o novo prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. E o Projeto de Lei nº 14/2024, nomeia de Travessa Manoel Joventino Dantas a via que liga a Rua Miguel Evaristo à Rua Dr. Kival de Araújo, no Conjunto Mário Primo.
Todos os projetos são de autoria do vereador Vagner Sousa e foram aprovados por todos os parlamentares presentes na reunião. O momento ainda contou com a presença de familiares dos homenageados.
Após a aprovação destes projetos houve uma acalorada discussão sobre outro projeto de lei que estava em pauta, também de autoria do vereador Vagner Sousa, que visava alterar a Lei N° 022/2017, beneficiando estudantes universitários com o aumento no valor do subsídio do programa Bolsa Escola, que está funcionando há 7 anos.
Ao ser submetido a votação o referido projeto foi rejeitado pela maioria dos vereadores presentes no plenário, recebendo quatro votos contra e apenas três a favor.
e-SIC
Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão